Em suas aulas de Literatura Inglesa na Universidade de Buenos Aires, Jorge Luis Borges lançava mão do conto A história de Rasselas, Príncipe da Abissínia, de Samuel Johnson, para falar da busca da felicidade, das paixões do homem, da brevidade da vida humana, das vicissitudes do destino, dos nossos vícios e virtudes e da esperança que temos na imortalidade. Ao ler o texto teatral Sábias palavras de um Chihuahua, de Paola Prestes, não pude deixar de lembrar desse conto, onde fica clara a evanescência das nossas ilusões e a inexorável passagem do tempo. Tanto a protagonista da peça, a roteirista Melanie, como sua vizinha, a viúva dona Kiki, buscam dar um sentido às suas existências em meio a transformações pessoais, políticas e sociais. Os diálogos entre as duas revelam não só diferenças, como o vácuo geracional, mas pontos comuns, como uma intensa inquietude perpassada de angústia e solidão, e a perplexidade diante da inesperada ausência de amor. À medida que o enredo da peça vai se construindo, fica evidente que o mar da imaginação dessas mulheres é muito mais vasto que o mar da realidade que se abateu sobre elas. De um lado, a entrevação de Melanie diante do roteiro que não consegue finalizar, a internação de seu companheiro, Leon, vítima de um vírus que pode matá-lo, tudo isso em meio à agonia da relação do casal. Em suma, o colapso da vida de Melanie. Do outro, dona Kiki e a saudade do marido morto, e seu atual companheiro, um chihuahua. Tagarela, mete-se na vida alheia como quem faz um favor. Tem uma opinião sobre todas as coisas, mas a euforia com que profere suas certezas só evidencia a tristeza das pessoas solitárias que falam demais para esquecerem-se delas mesmas e da própria dor. O texto é o desenho vibrante e humano dessas mulheres, que diante das adversidades que a vida lhes impôs, buscam, mesmo se a contragosto, um ponto de conexão como forma de sobrevivência. Nessa belíssima peça, Paola Prestes coloca diante de nós uma importante questão existencialista, sobre o ser particular que tem de estar consciente de si mesmo, ser responsável por si mesmo, se pretende tornar-se ele mesmo. Em outras palavras, eu sou porque em algum momento eu posso não ser (morrer). É a confrontação com o não ser, a morte, ou a vaidade da nossa existência, que acende a nossa vitalidade e confere sentido à vida. Sérgio Ferrara
Informações sobre o Livro
Título do livro : Sábias Palavras de Um Chihuahua
Autor : Prestes, Paola
Idioma : Português
Editora do livro : EDITORA REFORMATORIO
É kit : Não
Capa do livro : Mole
Volume do livro : 1
Com páginas para colorir : Não
Com realidade aumentada : Não
Gênero do livro : Literatura e ficção
Subgêneros do livro : Ficção
Tipo de narração : Novela
Escrito em letra maiúscula : Não
Data de publicação : 12-07-2023
Peso : 360 g
Quantidade de páginas : 156
Ano de publicação : 2023
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

o Homem Que Morreu Duas Vezes - o Novo Mistério Do Clube Do Crime Das Quintas-feiras
Empoderamento
Deus - Minha Essência - 365 Dias de Devocional Fortalecendo Minha Identidade
Nova Gestão na Era do Conhecimento, A
A nova batalha
Morte na Visão do Espiritismo, A - Sextante
Velar Por Ela
Leio, Logo Existo
Macaquinho
Memórias de Uma Antropóloga Malcomportada
Bons Ventos - A Trajetória Vencedora da Família Schmidt Grael
Espetacular - Uma Novela da Trilogia Caraval - Edição Especial de Colecionador
Maria, Mais Forte Que o Mal
Brazil, a Great Deal!
Ponta de Lança
O Teatro Fantasma
Caro Estranho
Robin Hood-col.- os Meus Classicos
Viver Sem Saber
Batman - Vol. 13
o Grande Panda e o Pequeno Dragão
História do Cristianismo
ONDE FICA O ATENEU
Tudo Nela Brilha e Queima
Bateria de Simulados Para Concursos do INSS - 01Ed/22
Histologia e Embriologia Bucodental
Melhor Não Contar
As Coisas Como Elas São - Uma Iniciação Ao Budismo Comum
Justiça Juvenil Restaurativa e Novas Formas de Solução de Conflitos
Manifestações no Brasil - As Ruas em Disputa
Amor Pelo Telefone
Sobrevivendo no Inferno
Contos de Fadas: Perrault - Acompanha Marcador de Páginas
Sob o Ceu de Junho
O Livro Laranja
Diário De Uma Garota Nada Popular (Vol. 5) 