“Penso que a minha poesia seja fruto da experiência de meus sentidos e da minha emoção, mas devo dizer que não posso ter simpatia por aquele ‘grito do coração’ (…). Creio que se deva saber controlar as experiências, até as mais terríveis, como a loucura, a tortura (…). E se deva saber manipular com uma mente lúcida que lhe dê forma (…).” Sylvia Plath Uma das imagens mais frequentes da mítica contemporânea é a do artista morto no auge de sua carreira e criatividade. A morte assumindo aí o emblema da perfeição, do pacto sereno, experiência-limite. Esse culto do gênio trágico e suicida, do mártir precoce, forma uma galeria bem conhecida na história da literatura do século XX, expressa nas figuras de Cesare Pavese, Ernest Hemingway, Virginia Woolf, Maiakóvski, Anne Sexton, Hart Crane, Mishima. Ao valorizar os aspectos da personalidade desses escritores, muitas vezes a crítica eclipsou o valor de suas intervenções estéticas. No caso de Sylvia Plath, depois de seu suicídio em Londres, em fevereiro de 1963, as circunstâncias que precederam sua morte foram exploradas e espetacularizadas ao máximo pela mídia e pela academia. O “cânon” plathiano fabricado desde então resultou incapaz de desvendar o interior de seu processo criativo. A publicação de seu romance autobiográfico The Bell Jar — um best-seller nos Estados Unidos com 80 mil exemplares vendidos em um ano — contribuiu ainda mais para consolidá-la como um mito literário, quase nos fazendo esquecer que Sylvia Plath é uma poeta. Essa mitificação foi responsável pelas leituras estreitas e pela recepção equivocada que seu livro póstumo, Ariel, recebeu da crítica da época — o que se observa, por exemplo, no livro The art of Sylvia Plath, editado por Charles Newman, em 1970. O destaque é dado ao “problema” de Plath, e não a seus poemas. O boom de estudos críticos seguido de meia dúzia de biografias em menos de três décadas, apenas aprofundou a distância entre a autora e seus leitores. Até recentemente, as críticas a respeito de Plath não buscavam entender com mais profundidade as características de seu discurso poético, de seu “artifício”. A crítica norte-americana Marjorie Perloff, numa perspectiva atual, faz uma leitura mais interessante de Sylvia Plath e de sua obra. Ela diz que, embora com uma produção interrompida precocemente — e com uma poesia de imagens e ritmos que considera limitados e até clássicos —, Plath conseguiu o principal e mais difícil para qualquer poeta surgido no período imediatamente após Eliot, Stevens, Frost e Auden: como inovar dentro do convencional e transcender o “cânon” pesadíssimo. O dilema de Plath foi o de qualquer poeta: como conseguir, por meio da prática textual, uma voz inconfundível e inovadora, posicionamento teórico que julgamos mais pertinente. Rodrigo Garcia Lopes
Informações sobre o Livro
Título do livro : Poemas
Autor : Sylvia Plath
Idioma : Português
Editora do livro : ILUMINURAS
Capa do livro : Mole
Quantidade de páginas : 142
Tipo de narração : Manual
Data de publicação : 27-07-2020
Gênero do livro : Ficção
Peso : 300 g
Ano de publicação : 2020
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

Leio, Logo Existo
Top 50 Sonhos e Seus Significados
Um Conto De Duas Cidades - (Estacao Liberdade)
O Morcego Sem Asas
Princesas e as Ervilhas, A
Não Quero Ter Filhos e Ninguém Tem Nada Com Isso
Os Meninos Que Enganavam Nazistas
Doramar Ou a Odisseia - Histórias
Calendário Filosófico - Para Viver Melhor
A Natureza da Mordida
Manifestações no Brasil - As Ruas em Disputa
Tomada de Posse
Equipes Brilhantes
Quando Eu Sinto - Medo - Cartonado
A Menina Que Queria Pegar o Céu
Azeite De Oliva - Sabor, Estética e Saúde
Ressurreição (Grandes Leituras)
As Mulheres Da Brewster Place - Um Romance Em Sete Histórias
Encarceramento em Massa
Melhor Não Contar
As Aventuras De Mike
Reizinho Mandao, O
o Poder Da Ação Nas Finanças - o Segredo Para o Enriquecimento
O Teatro Fantasma
As Willis - Sexo, Morte E Escaravelhos
Estudo de Caso - Uma Abstração Que Acontece Mundo
O Grande Circulo - O Destino de Duas Mulheres Colide ao Longo dos Séculos
ONDE FICA O ATENEU
O Poder do Pijama Rosa - Das Dívidas Ao Império Multimilionário no Mercado da Beleza
Digital Branding - Estratégias, Táticas e Ferramentas Para Impulsionar o Seu Negócio na Era Digital
O Grande Universo de Oliver
Histologia e Embriologia Bucodental
Mulheres de Terra e Água
Meu Assassinato
Era dos Impérios, A
O Princípio do Guru - Um Guia Útil Para a Relação Professor-Aluno no Budismo
Proteja-me
As Meninas
Método Financeiro do Primo Rico
Lute. Supere. Reaja. - Lute Contra os Medos. Supere as Inseguranças. Reaja e Volte a Ser Feliz
Asas Quebradas
Três Ursos
a Sobrinha Do Poeta
Por Que Fazemos o Que Fazemos?
Cristiana Oliveira - Versões de Uma Vida
Contos de Machado de Assis
Coleção Quebrando o Tabu - Agora Tudo é Ansiedade?
Fim: Para Onde Vão os Finais Felizes?
Caçada, A - ( Harpercollins )
A Bula de Cada Criança
o Homem Que Morreu Duas Vezes - o Novo Mistério Do Clube Do Crime Das Quintas-feiras
História do Cristianismo
As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa - Coleção de Luxo
Espetacular - Uma Novela da Trilogia Caraval - Edição Especial de Colecionador
Roma, o Império Infinito - A História da Civilização Que Moldou o Ocidente 