Fragmentos linchados reúne um conjunto significativo de obras da série de mesmo título do escultor estadunidense Melvin Edwards, criadas entre 1963 e 2016, compreendendo mais de cinquenta anos deste que é o trabalho central de sua prática. Os Lynch Fragments fazem referência direta à prática hedionda dos linchamentos, que se seguiram à abolição da escravatura nos Estados Unidos, e começaram a ser produzidos quando o artista vivia em Los Angeles, durante um momento crucial da luta pelos direitos civis naquele país. Ao denunciar a violência contra as populações afro-americanas, Edwards fazia de suas esculturas metáforas de organismos, entre corpos e máquinas, que podem ser interpretadas também como armas devido à sensação de violência e perigo que transmitem com suas formas protuberantes, contundentes e pontiagudas. Ao unir objetos de metal de origem utilitária a outros sem função definida, essas obras oferecem uma síntese única entre abstração e engajamento político, distanciando-se de uma noção ortodoxa e alienada de arte abstrata e dos limites dogmáticos do realismo social. A partir dos anos 1970, Edwards se aproximou progressivamente da África, por meio de viagens e temporadas passadas nesse continente, usando títulos que evocam línguas, lugares e histórias africanas e da diáspora, muitas vezes com sentido nostálgico ou memorial. Desde o ano 2000, o artista mantém um ateliê em Dakar, no Senegal, onde passa parte de seu tempo e produz obras que refletem a realidade cultural do seu entorno. A seleção da exposição reflete essa multiplicidade de interesses temáticos e também as variações de estrutura que a série comporta, como nos Discs [Discos], nos quais as composições ocupam o centro de círculos de metal e invertem a relação de figura e fundo, e nos Grids [Grades], em que elas são emolduradas por tramas geométricas. A mostra ocorre em paralelo à exposição Histórias afro-atlânticas, coorganizada com o Instituto Tomie Ohtake, que examina os fluxos e refluxos entre a África, as Américas, o Caribe e a Europa. Assim, os 38 Fragments exibidos aqui constituem uma sucessão de emblemas que pontuam momentos e referências pessoais do artista com outros mais históricos. Desde Palmares (1988), que alude ao mais conhecido dos quilombos brasileiros, obra feita no ano do centenário da abolição da escravidão mercantil no Brasil; a Homage to Amílcar Cabral [Homenagem a Amílcar Cabral] (2016), mencionando o teórico marxista, líder fundamental da luta contra o colonialismo na África; e Siempre Gilberto de la Nuez [Sempre Gilberto de la Nuez] (1994), recordando o extraordinário, ainda que pouco conhecido, pintor autodidata cubano, que tem dois de seus trabalhos incluídos em Histórias afro-atlânticas, e amigo pessoal de Edwards. As referências às múltiplas e diversas histórias afro-atlânticas continuam: ao povo e antigo império do Benim, local de origem da maioria dos africanos e africanas escravizados trazidos ao Brasil durante a escravidão, e a Ogum, o orixá guerreiro do ferro, que se relaciona diretamente com a escultura em metal de Edwards. Como parte fundamental do projeto, um catálogo amplia o escopo da mostra, com reproduções de diversos trabalhos, constituindo o mais importante registro disponível da série Lynch Fragments.
Informações sobre o Livro
Título do livro : Melvin Edwards: fragmentos linchados
Autor : Pedrosa, Adriano
Idioma : Português
Editora do livro : Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Capa do livro : Dura
Ano de publicação : 2018
Quantidade de páginas : 250
Altura : 255 mm
Largura : 185 mm
Peso : 952 g
Coautores : Moura Rodrigo
Tradutores : Brock Patrick, Jojima Tie
Data de publicação : 24-08-2018
Gênero do livro : Artes e Cultura

Proteja-me
Batman - Vol. 13
As Mulheres Da Brewster Place - Um Romance Em Sete Histórias
Para Meu Amigo Branco
MAGIA DOS ANJOS CABALÍSTICOS, A
O Ritual da Meia-Noite
As Willis - Sexo, Morte E Escaravelhos
Inclusão Não é Favor Nem Bondade
Histórias das Histórias Que Contei
A Natureza da Mordida
Código Alfacon - Carreiras Policiais - Edição 2015
Por Que Pessoas Inteligentes Cometem Erros Idiotas?
Organize Suas Emoções
Comporte-se
Magra Para Sempre
Grande Tesouro d Mérito - A Maneira de Confiar Em Um Guia Espiritual
Novos Caminhos, Novas Escolhas
O Livro do Clima
Calendário Filosófico - Para Viver Melhor
Nova Gestão na Era do Conhecimento, A
Reizinho Mandao, O
Watt
Viver Sem Saber
Tudo Nela Brilha e Queima
Em Busca Do Portfólio Perfeito - As Histórias, As Vozes e Os Principais Insights Dos Pioneiros Que M
O Hóspede Misterioso
Jogada Mortal (Myron Bolitar – Livro 2)
Não Tenha Medo de Ser Chefe
Maracanã; Quando a Cidade Era Terreiro
O Poder do Pijama Rosa - Das Dívidas Ao Império Multimilionário no Mercado da Beleza
Modelagem de Planilha e Análise de Decisão - 03Ed/21
O Cão na Margem
Doramar Ou a Odisseia - Histórias
Quando Eu Sinto - Medo - Cartonado
O Resgate
Robin Hood-col.- os Meus Classicos
O Livro Laranja
Morando Com Um Vampiro
Leio, Logo Existo
Contos de Fadas: Perrault - Acompanha Marcador de Páginas
Gonzalez - Lélia Gonzalez
Invisível
Customer Experience
Por Que Não Posso Ser Criança? 