SINOPSE O que afinal terá sido o moderno em nossas artes, a partir de fevereiro de 1922? De que brasilidade falamos, a partir de que categoria social nossa modernidade se instalou? Neste livro, Leda Tenório da Motta nos traz uma visão crítica e contundente desse problema ao abordar a polêmica entre o grupo dos críticos uspianos e dos poetas concretistas sobre o barroco e a constituição da literatura brasileira. A relação dessa polêmica com a Semana é que foi esse o evento que programaticamente colocou na ordem do dia e na boca do povo a questão do que seja brasilidade e modernismo. Além disso, Mario e Oswald passaram a representar polos opostos nas discussões culturais a respeito e foram atacados e defendidos pelas duas correntes em embate: a dos críticos uspianos e a dos poetas concretistas. QUARTA-CAPA Neste Cem Anos da Semana de Arte Moderna: O Gabinete Paulista e a Conjuração das Vanguardas, Leda Tenório da Motta passa a limpo uma das grandes controvérsias dos meios literários e dá a medida da importância que o evento teve em nossas artes. Foram Clima e Noigandres, duas revistas de vida curta e prolongada influência, que definiram os elencos: de um lado os “uspianos” e a Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido, de outro os poetas concretistas e O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira, de Haroldo de Campos. A discussão do lugar do barroco na história – e do que, afinal, seria a literatura (e arte) “brasileira” –, Mário x Oswald, tradição x vanguarda, críticos x poetas, engajamento x arte pela arte, todas essas controvérsias são aqui analisadas em profundidade, assim como o ambiente cultural que contrapôs, na segunda metade do século XX, os dois grupos de então jovens intelectuais herdeiros do impacto e do legado da Semana e que fariam, individual e coletivamente, escola e história. COLEÇÃO DEBATES A coleção Debates dedica-se aos temas contemporâneos e aos debates e polêmicas da atualidade. A mais antiga, junto com a Estudos, e a mais conhecida das coleções da editora, conta com quase 350 títulos, alguns já célebres na literatura de não ficção. DA CAPA Imagem da capa: colagem sobre imagens de Oswald e Mario de Andrade. Luisa Moritz Kon, 2022. Oswald e Mario de Andrade, representantes máximos da Semana de Arte Moderna de 1922, simbolizam duas maneiras dialeticamente contraditórias de se pensar a transformação da cena artística brasileira no século XX.
Informações sobre o Livro
Título do livro : Cem Anos da Semana de Arte Moderna
Subtítulo do livro : O Gabinete Paulista e a Conjuração das Vanguardas
Série : Debates
Autor : Motta, Leda Tenório Da
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Perspectiva Ltda.
Capa do livro : Mole
Ano de publicação : 2022
Quantidade de páginas : 136
Altura : 205 mm
Largura : 115 mm
Peso : 136 g
Gênero do livro : Arte, cinema e fotografia
Subgêneros do livro : Arte;crítica literária
Data de publicação : 18-02-2022

A Natureza da Mordida
Iniciação à História Da Filosofia - Dos Pré-socráticos a Wittgenstein
Minha Vida é Um K-Drama
Quando Fui Pai do Meu Irmão - O Desafio é Sempre Imprimir Sentido à Existência
O Livro Laranja
Por Que Não Posso Ser Criança?
Encarceramento em Massa
A Pequena Confeitaria de Paris
o Líder Transformador - Como Transformar Pessoas Em Líderes
Picasso
Proteja-me
Diario De Uma Garota Nada Pop. Vol. 01 Vinho
Caro Estranho
a Sereia De Mongaguá
Céu Acima, Terra Abaixo - Práticas Espirituais Com a Natureza
História do Cristianismo
Por Que Gritamos?
Mala de Hana, A
Diário de Uma Garota Nada Popular - Vol. 01 - Histórias De Uma Vida Nem Um Pouco Fabulosa
100 Coisas Que Pessoas De Sucesso Fazem
Por Que Pessoas Inteligentes Cometem Erros Idiotas?
Roucos e Sufocados
Pão Diário - Tempo e Buscar
As Aventuras De Mike
Caixa De Desejos
Originais 



