Perfil da obra Esta reformulação traz uma proposta didática renovada, que reflete as mudanças ocorridas na educação nos últimos anos. Oferece subsídios para que o professor se mantenha atualizado com o cenário artístico e com o que está acontecendo no ensino de artes. Tudo isso é feito sem perder de vista a realidade da sala de aula e sem perder a praticidade que caracteriza a coleção. A obra leva em conta a variedade de aspectos que vêm sendo incorporados ao universo artístico. A arte é tratada como uma faceta dinâmica da sociedade, e não como um retrato pronto e definitivo a ser apreciado. A arte do grafite, da caricatura, da publicidade e da ilustração de livros, bem como o folclore, as artes gráficas e o desenho industrial, merecem, na coleção, o mesmo espaço que as formas de artes tradicionais. Essa abordagem prepara o aluno para identificar e apreciar novas formas de arte que vão surgindo e se combinando o tempo todo à sua volta. É desse modo que a coleção A Arte de fazer Arte propõe o envolvimento do professor e do aluno na apreciação artística, na produção e na compreensão do fazer artístico para além da estética, nos campos da cidadania e da qualidade de vida. Estrutura da obra Cada volume da Coleção A Arte de Fazer Arte se organiza em torno de um tema norteador. Esse tema é dividido em 2 grandes blocos, para o 1º. e 2º. semestres. Assim, cada volume se organizada da seguinte maneira: Tema norteador O tema norteador estabelece uma linha de pensamento que conecta todos os conteúdos abordados durante o ano, dando continuidade de raciocínio e coerência à proposta como um todo. Os temas sugeridos habitam as discussões do universo da arte e permitem o trabalho interdisciplinar. Foram distribuídos nas séries conforme as possibilidades de exploração da faixa etária. Blocos: Cada tema norteador é subdividido em dois blocos, imaginando seu uso atrelado ao 1º e 2º semestres respectivamente. Cada bloco traz uma abordagem diferente do mesmo tema norteador. Dentro de cada bloco, são reunidos três a cinco temas, que constroem uma linha reflexiva e estabelecem pontes entre si. Texto introdutório: Explica qual será o tema norteador do ano e quais as possíveis conexões. Também existe uma página para introduzir o bloco, indicando a linha de raciocínio que será seguida. Temas: Cada capítulo oferece uma série de propostas práticas e reflexivas a partir de um tema, que pode ser alinhado aos outros do mesmo bloco formando uma linha de raciocínio. A estrutura básica de cada tema garante a presença de tópicos importantes em todos os capítulos: tais como contextualização histórica e relação com a produção do nosso tempo. São apresentadas propostas de atividades práticas, algumas em folhas que podem ser destacadas. No decorrer do capítulo várias outras propostas de reflexão são apresentadas (dando liberdade ao professor de desenvolvê-las de acordo com sua disponibilidade de tempo e interesse). Tópicos possíveis para cada tema: – Introdução ao tema: Descrição do tema, apresentando sua relação com o tema norteador do ano e formando um gancho com o capítulo anterior. – Apresentação de conceitos: Introdução aos conceitos do capítulo. Em geral, trazendo definições, classificação e exemplificações. – Atividades práticas: Propostas que contribuem para o entendimento e vivência dos conceitos do tema. Algumas das atividades são feitas em páginas destacáveis com o verso branco, o que permite que sejam entregues ao professor para avaliação ou exposição. – Parceria com o artista: essas atividades são propostas de releitura, ou seja, exercícios de recriação tendo como base a obra de algum artista. – Sugestões para o professor: Indicação de s dos artistas, caso haja interesse em estudá-los mais profundamente; conceitos necessários ao entendimento de um assunto; sugestões de outras atividades e dicas metodológicas. – Provocando o olhar: Leitura de imagem. Apresentação de uma imagem reproduzida em tamanho ampliado e uma série de perguntas que orientam a leitura. – Momento da arte: Contextualização histórica, estabelecendo a relação entre os conceitos estudados e a produção artística de determinada época. Introdução à história da Arte, Contém uma explicação sintética sobre um determinado movimento artístico ou período da história da arte e sua relação com o conceito; obras representativas do movimento citado; indicação de artistas participantes do movimento; indicação de tempo e local do movimento; explicação sobre a importância histórica de tal movimento. – Enquanto isso no Brasil… ou Enquanto isso, no resto do mundo… (quando o capítulo tratar de um movimento artístico brasileiro) – comparativo com a produção e com a história brasileira. Estabelece um paralelo entre o contexto histórico mundial e o brasileiro, com especial atenção para a produção de artistas brasileiros. – No mundo de hoje: relação do tema com a produção de artistas contemporâneos. – Pare, pense e reflita ou Pare, reflita e pesquise: Proposta de reflexão baseada no estudo da arte, muitas vezes acompanhada de proposta de pesquisa. – Olho curioso: Aspectos curiosos sobre o conceito apresentado. – Galeria de arte:Coleção de imagens que ampliam as reflexões propostas no capítulo. Além das imagens, contém fotos dos artistas e uma breve biografia. Alguns artistas tratados na coleção: Tomie Ohtake, Vik Muniz, Eliseu Visconti, Monet, Georges Seurat, Kandinsky, Renoir,Chico Albuquerque, Luiz Sacilotto, Paul Klee, Tarsila do Amaral, Lina Bo Bardi, , Mestre Athaide, Rafael Sanzio, Niki de Saint Phalle, Jan Van Eick, Victor Brecheret, Francisco Brennand, Pablo Picasso, Antoni Gaudí, Oscar Niemeyer, Leonardo da Vinci, Edgar Degas, Norman Rockwell, Johannes Vermeer, Almeida Junior, Munch, Fernando Sardo, Portinari, Van Gogh, Juan Pantoja De La Cruz, Sandro Botticelli, Paul Gauguin, Diego Velázquez, Andy Warhol, , Manabu Mabe, Antonio Francisco Lisboa, Rembrandt e muitos outros. Pontos-chave · Enfoque moderno, em sintonia com tudo o que está acontecendo no mundo das artes e no ensino de Artes. · Iconografia vasta e variada oferece um panorama da produção artística da atualidade. Valoriza a arte brasileira, com destaque para artistas nacionais e suas produções, sem se esquecer da riqueza de nossas manifestações artísticas populares. · Atividades criativas com material de fácil obtenção, que podem ser desenvolvidas na própria sala de aula.
Informações sobre o Livro
Título do livro : A arte de fazer arte – 6º ano
Série : Arte de fazer arte
Autor : Denise Akel Haddad
Idioma : Português
Editora do livro : Saraiva Didáticos
Ano de publicação : 2021
Quantidade de páginas : 144
Altura : 275 mm
Largura : 230 mm
Peso : 462 g
Com páginas para colorir : Não
Com realidade aumentada : Não
Coautores : Denise Akel Haddad, Priscila Fumiko de Carvalho Okino, Dulce Gonçalves Morbin
Gênero do livro : Acadêmico
Subgêneros do livro : Arte
Escrito em letra maiúscula : Não
Quantidade de livros por kit : 1
Data de publicação : 24-08-2020

Cético e o Rabino, O						
Magia Das Marés						
Obama - Barack Obama						
Espetacular - Uma Novela da Trilogia Caraval - Edição Especial de Colecionador						
Calçados Confortáveis						
Álbum						
o Que Realmente Importa?						
Oxumaré - O Arco-Iris Sagrado						
Biomas do Brasil - Tudo Sobre a Mata Atlântica						
The Black Cat And Other Stories-standfor Graded Re						
a Vida Íntima De Laura						
Na Terra do Sol Nascente						
Você Parece Uma Coisa e Eu Te Amo - Como a Inteligência Artificial Funciona e Por Que Está Fazendo D						
Sei Por Ouvir Dizer						
Achievers A1+ Workbook						
Veneno Da Madrugada, o - a Ma Hora						
Organize Suas Emoções						
Propósito De Vida						
Deu a Louca Nos Signos						
Andra de Bêbado, O - 02Ed/18 - Bolso						
Uma Breve História do Tempo						
MARCHA CRIANÇA HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 14ed/19						
Estudos do Novo Testamento						
Abandonar Um Gato: O Que Falo Quando Falo Do Meu Pai						
A Sociedade do Artista - Ativismo, Morte e Memória da Arte						
SEMEAR JUNTOS RELIG 2 F1 LA 3ª ED24						
o Médico e o Monstro						
Caso Lula, o - 01Ed/2016						
A Cigarra Musicoterapeuta						
Adventos do Real						
Para Meu Amigo Branco						
Trinta Segundos Sem Pensar No Medo - Memórias de Um Leitor						
Trabalho e Educação - Arquitetos, Abelhas e Outros Tecelões Da Economia Popular Solidária						
A Noite Maldita - As crônicas do fim do mundo 1						
Código De Defesa Do Consumidor - 4ª Ed - 2022						
Eu Sou Uma Série de 11 Capítulos - A Autobiografia						
Zz-direito Do Trabalho - Reflexoes Crit. /03						
As Artes do Livro na Biblioteca de Gustavo Piqueira						
O Grande Circulo - O Destino de Duas Mulheres Colide ao Longo dos Séculos						
Mimesis - a Representação Da Realidade Na Literatura Ocidental						
Dicionário Escolar da Língua Portuguesa - Edição Atualizada, Revista e Ampliada						
Os Primeiros						
Toda Ansiedade Merece Um Abraço						
Tres Tigres Tortas						
Viagem a Portugal - Com Fotografias Tiradas Pelo Autor						
O Resgate						
O Poder do Pijama Rosa - Das Dívidas Ao Império Multimilionário no Mercado da Beleza						
38 Estrelas - A Maior Fuga de Um Presídio de Mulheres da História						
Os Segredo de Lola						
a Cor Púrpura (Edição Especial)						
Zz-mondo Urbano						
Velar Por Ela						
Jogada Mortal (Myron Bolitar – Livro 2)						
Eu gosto mais caligrafia 5 ano la						
Diario De Uma Garota Nada Pop. Vol. 01 Vinho						
a Natureza Jurídica Do Processo Administrativo Fiscal						
As Coisas Como Elas São - Uma Iniciação Ao Budismo Comum						
As Aventuras De Mike						
Me Encontre No Lago						
A Casa da Àrvore Mágica - Uma Manhã na África						
Mudanca Climatica e Voce: Cenarios, Desafios						
As Mulheres Da Brewster Place - Um Romance Em Sete Histórias						
100 Coisas Que Pessoas De Sucesso Fazem						
Webwriting e Ux Writing - Redação Para a Mídia Digital						
Direito Civil Resumido - Parte Geral						
Um Perfeito Cavalheiro						
Re:Zero - Vol. 11: Capitulo 3						
Tirania Do Merito, A						
Álbum de Família - 02Ed/15						