Perfil da obra Esta reformulação traz uma proposta didática renovada, que reflete as mudanças ocorridas na educação nos últimos anos. Oferece subsídios para que o professor se mantenha atualizado com o cenário artístico e com o que está acontecendo no ensino de artes. Tudo isso é feito sem perder de vista a realidade da sala de aula e sem perder a praticidade que caracteriza a coleção. A obra leva em conta a variedade de aspectos que vêm sendo incorporados ao universo artístico. A arte é tratada como uma faceta dinâmica da sociedade, e não como um retrato pronto e definitivo a ser apreciado. A arte do grafite, da caricatura, da publicidade e da ilustração de livros, bem como o folclore, as artes gráficas e o desenho industrial, merecem, na coleção, o mesmo espaço que as formas de artes tradicionais. Essa abordagem prepara o aluno para identificar e apreciar novas formas de arte que vão surgindo e se combinando o tempo todo à sua volta. É desse modo que a coleção A Arte de fazer Arte propõe o envolvimento do professor e do aluno na apreciação artística, na produção e na compreensão do fazer artístico para além da estética, nos campos da cidadania e da qualidade de vida. Estrutura da obra Cada volume da Coleção A Arte de Fazer Arte se organiza em torno de um tema norteador. Esse tema é dividido em 2 grandes blocos, para o 1º. e 2º. semestres. Assim, cada volume se organizada da seguinte maneira: Tema norteador O tema norteador estabelece uma linha de pensamento que conecta todos os conteúdos abordados durante o ano, dando continuidade de raciocínio e coerência à proposta como um todo. Os temas sugeridos habitam as discussões do universo da arte e permitem o trabalho interdisciplinar. Foram distribuídos nas séries conforme as possibilidades de exploração da faixa etária. Blocos: Cada tema norteador é subdividido em dois blocos, imaginando seu uso atrelado ao 1º e 2º semestres respectivamente. Cada bloco traz uma abordagem diferente do mesmo tema norteador. Dentro de cada bloco, são reunidos três a cinco temas, que constroem uma linha reflexiva e estabelecem pontes entre si. Texto introdutório: Explica qual será o tema norteador do ano e quais as possíveis conexões. Também existe uma página para introduzir o bloco, indicando a linha de raciocínio que será seguida. Temas: Cada capítulo oferece uma série de propostas práticas e reflexivas a partir de um tema, que pode ser alinhado aos outros do mesmo bloco formando uma linha de raciocínio. A estrutura básica de cada tema garante a presença de tópicos importantes em todos os capítulos: tais como contextualização histórica e relação com a produção do nosso tempo. São apresentadas propostas de atividades práticas, algumas em folhas que podem ser destacadas. No decorrer do capítulo várias outras propostas de reflexão são apresentadas (dando liberdade ao professor de desenvolvê-las de acordo com sua disponibilidade de tempo e interesse). Tópicos possíveis para cada tema: – Introdução ao tema: Descrição do tema, apresentando sua relação com o tema norteador do ano e formando um gancho com o capítulo anterior. – Apresentação de conceitos: Introdução aos conceitos do capítulo. Em geral, trazendo definições, classificação e exemplificações. – Atividades práticas: Propostas que contribuem para o entendimento e vivência dos conceitos do tema. Algumas das atividades são feitas em páginas destacáveis com o verso branco, o que permite que sejam entregues ao professor para avaliação ou exposição. – Parceria com o artista: essas atividades são propostas de releitura, ou seja, exercícios de recriação tendo como base a obra de algum artista. – Sugestões para o professor: Indicação de s dos artistas, caso haja interesse em estudá-los mais profundamente; conceitos necessários ao entendimento de um assunto; sugestões de outras atividades e dicas metodológicas. – Provocando o olhar: Leitura de imagem. Apresentação de uma imagem reproduzida em tamanho ampliado e uma série de perguntas que orientam a leitura. – Momento da arte: Contextualização histórica, estabelecendo a relação entre os conceitos estudados e a produção artística de determinada época. Introdução à história da Arte, Contém uma explicação sintética sobre um determinado movimento artístico ou período da história da arte e sua relação com o conceito; obras representativas do movimento citado; indicação de artistas participantes do movimento; indicação de tempo e local do movimento; explicação sobre a importância histórica de tal movimento. – Enquanto isso no Brasil… ou Enquanto isso, no resto do mundo… (quando o capítulo tratar de um movimento artístico brasileiro) – comparativo com a produção e com a história brasileira. Estabelece um paralelo entre o contexto histórico mundial e o brasileiro, com especial atenção para a produção de artistas brasileiros. – No mundo de hoje: relação do tema com a produção de artistas contemporâneos. – Pare, pense e reflita ou Pare, reflita e pesquise: Proposta de reflexão baseada no estudo da arte, muitas vezes acompanhada de proposta de pesquisa. – Olho curioso: Aspectos curiosos sobre o conceito apresentado. – Galeria de arte:Coleção de imagens que ampliam as reflexões propostas no capítulo. Além das imagens, contém fotos dos artistas e uma breve biografia. Alguns artistas tratados na coleção: Tomie Ohtake, Vik Muniz, Eliseu Visconti, Monet, Georges Seurat, Kandinsky, Renoir,Chico Albuquerque, Luiz Sacilotto, Paul Klee, Tarsila do Amaral, Lina Bo Bardi, , Mestre Athaide, Rafael Sanzio, Niki de Saint Phalle, Jan Van Eick, Victor Brecheret, Francisco Brennand, Pablo Picasso, Antoni Gaudí, Oscar Niemeyer, Leonardo da Vinci, Edgar Degas, Norman Rockwell, Johannes Vermeer, Almeida Junior, Munch, Fernando Sardo, Portinari, Van Gogh, Juan Pantoja De La Cruz, Sandro Botticelli, Paul Gauguin, Diego Velázquez, Andy Warhol, , Manabu Mabe, Antonio Francisco Lisboa, Rembrandt e muitos outros. Pontos-chave · Enfoque moderno, em sintonia com tudo o que está acontecendo no mundo das artes e no ensino de Artes. · Iconografia vasta e variada oferece um panorama da produção artística da atualidade. Valoriza a arte brasileira, com destaque para artistas nacionais e suas produções, sem se esquecer da riqueza de nossas manifestações artísticas populares. · Atividades criativas com material de fácil obtenção, que podem ser desenvolvidas na própria sala de aula.
Informações sobre o Livro
Título do livro : A arte de fazer arte – 7º ano
Série : Arte de fazer arte
Autor : Haddad, Denise Akel
Idioma : Português
Editora do livro : Somos Sistema de Ensino
Ano de publicação : 2020
Quantidade de páginas : 144
Altura : 275 mm
Largura : 230 mm
Peso : 479 g
Coautores : Dulce Gonçalves, Morbin
Data de publicação : 24-08-2020
Gênero do livro : Didáticos

Você Aguenta Ser Feliz? - Como Cuidar da Saúde Mental e Física Para Ter Qualidade de Vida						
Como Fortalecer Sua Autoestima						
O Livro Laranja						
Iniciação à História Da Filosofia - Dos Pré-socráticos a Wittgenstein						
Musculação - Perguntas e Respostas						
Princesas e as Ervilhas, A						
Vira-lata - Coleção: Arca de Noe						
Por Que Pessoas Inteligentes Cometem Erros Idiotas?						
I Am a Hero - Vol. 22						
Empoderamento						
Introdução à Teoria dos Campos Vetoriais Planares Holomorfos						
A Democracia Na Armadilha						
Por Que Não Posso Ser Criança?						
Libélula e a Tartaruga, A						
Digital Branding - Estratégias, Táticas e Ferramentas Para Impulsionar o Seu Negócio na Era Digital						
a Força Que Vem Da Cruz						
Melhores Receitas do Que Marravilha! As						
Não Quero Ter Filhos e Ninguém Tem Nada Com Isso						
SEMEAR JUNTOS RELIG 2 F1 LA 3ª ED24						
Corpo Fala,o						
L.O.L. Surprise! - Livro de Atividades Com Quebra-Cabeça						
o Poder Da Ação Nas Finanças - o Segredo Para o Enriquecimento						
Magra Para Sempre						
Crimes Ilustrados						
A Defesa da Constituição e do Estado de Direito - Homenagem aos 20 anos do Ministro Gilmar Mendes no						
Pai, Você é Incrível Porque...						
Inclusão Não é Favor Nem Bondade						
Oxalá						
Batman - Vol. 13						
Diário De Uma Garota Nada Popular (Vol. 5)						
Documentos do Afeganistão - A História Secreta da Guerra						
Teoria e Prática Das Presunções No Direito Tributário						
1942 O Palestra Vai a Guerra						
Pode Ser Depois?						
Criptografia e Teoria dos Números						
A Cultura Importa - Fé e Sentimento Em Um Mundo Sitiado						
A Ridícula Ideia de Nunca Mais Te Ver						
Viver Sem Saber						
Sua Alteza Real - Royals 2						
Livro da Matemática, O						
Como Aumentar a Energia Para A						
Três Ursos						
Down! Viva a Diferença Com Arte e Inclusão - 02Ed/19						
O verdadeiro criador de tudo						
As Mulheres Da Brewster Place - Um Romance Em Sete Histórias						
Que Bobagem! - Pseudociências e Outros Absurdos Que Não Merecem Ser Levados a Sério						
Em Busca Do Portfólio Perfeito - As Histórias, As Vozes e Os Principais Insights Dos Pioneiros Que M						
Zz-edicao e Design						
Como Ficar Rico Ganhando Pouco						
Tabuada Sempre à Mão						
Civilização e Liberdade - Diálogos Entre França e Minas Gerais na Arquitetura e no Urbanismo						
O Mar Me Levou a Você						
Geometria Descritiva II						
Robin Hood-col.- os Meus Classicos						
Princípios de Fisica - Óptica e Física Moderna - Vol.04						
Mexico 70 - A Mais Bela Copa do Mundo Contada Por Seus Protagonistas						
The Black Cat And Other Stories-standfor Graded Re						
Em Obras: História Do Vazio Em Belo Horizonte						
Grande Tesouro d Mérito - A Maneira de Confiar Em Um Guia Espiritual						
a Culpa é Do Diabo - o Que Vi, Vivi, Ouvi e Senti Nas Encruzilhadas						
A Morte da Morte na Morte de Cristo						
Da Bola Ao Bisturi - A História do Jogador do Inter Que Virou Um Craque da Medicina						
Lute. Supere. Reaja. - Lute Contra os Medos. Supere as Inseguranças. Reaja e Volte a Ser Feliz						
Mims Microbiologia Médica e Imunologia						
Um Conto De Duas Cidades - (Estacao Liberdade)						