Conhecida por manter uma longa tradição literária, a Rússia também tem no teatro uma de suas mais importantes manifestações artísticas. Neste livro, ao longo de oito ensaios críticos, Arlete Cavaliere, professora titular da USP, nos apresenta um panorama temático do teatro russo visto pelo original prisma da paródia e do grotesco. Partindo de uma série de análises aprofundadas da obra dramática de Nikolai Gógol, fundador de toda uma tradição satírica — em especial em suas peças O inspetor geral (1836), O casamento (1842) e Os jogadores (1842) —, a autora passa então a traçar a influência dessa estética sobre a dramaturgia do teatro russo moderno. Isto se dá em ensaios sobre o percurso artístico de Anton Tchekhov, das pequenas farsas do início de sua carreira aos dramas tragicômicos que hoje integram o repertório universal do teatro, como A gaivota (1896) e O jardim das cerejeiras (1904); sobre as flutuações entre o moderno e o tradicional no teatro simbolista, com uma leitura perspicaz do drama lírico Balagántchik (1906), de Aleksandr Blok; e sobre os usos da dicotomia sério-cômico nos experimentos futuristas de Vladímir Maiakóvski, ápice do teatro soviético de vanguarda. Sem restringir-se ao aspecto puramente literário dessas obras, a autora inclui em seu itinerário crítico análises das encenações visionárias de Stanislávski e Meyerhold, usando-as também como fios condutores de seu estudo. Esta nova edição de Teatro russo, ricamente ilustrada, traz ainda um ensaio sobre a cena russa contemporânea centrado na obra de Vladímir Sorókin, autor da polêmica peça Dostoiévski-trip (1997) e um dos grandes nomes do pós-modernismo na Rússia.
Informações sobre o Livro
Título do livro : Teatro Russo
Subtítulo do livro : percurso para um estudo da paródia e do grotesco
Autor : Arlete Cavaliere
Idioma : Português
Editora do livro : EDITORA 34
Edição do livro : 1
Capa do livro : Mole
Com índice : Sim
Ano de publicação : 2024
Quantidade de páginas : 384
Altura : 21 cm
Largura : 14 cm
Peso : 0.5 kg
Material da capa do livro : Outros
Gênero do livro : Literatura e ficção
Tipo de narração : Conto
Idade mínima recomendada : 18 anos
Data de publicação : 15-08-2024

O Morcego Sem Asas
O Ritual da Meia-Noite
Proteja-me
Formas e Cores Da África
Sua Alteza Real - Royals 2
Brazil, a Great Deal!
a Sobrinha Do Poeta
Leio, Logo Existo
ONDE FICA O ATENEU
Danite e o Leão: Um Conto das Montanhas da Etiopi
Alice No Pais Das Maravilhas - Novo
Libélula e a Tartaruga, A
Tudo Nela Brilha e Queima
Organize Suas Emoções
As Mulheres Da Brewster Place - Um Romance Em Sete Histórias
Café Com Jesus - Palavras Proféticas Para Cada Dia
Diário de uma Garota Nada Pop. Vol. 13
O Livro Laranja
Diário De Uma Garota Nada Popular (Vol. 5)
Um Perfeito Cavalheiro
Não Quero Ter Filhos e Ninguém Tem Nada Com Isso
As Willis - Sexo, Morte E Escaravelhos
Reizinho Mandao, O
O Clube do Pepezinho - Colaborações
A Guarda-Costas
Minha Irmã, a Serial Killer
Mente de Aço, Atitudes de Ouro
Viver Sem Saber
Stranger Things - O Voo de Ícaro
Empoderamento
Espetacular - Uma Novela da Trilogia Caraval - Edição Especial de Colecionador
Azeite De Oliva - Sabor, Estética e Saúde
Meu Assassinato
Maestria
Contos de Machado de Assis
Justiça Juvenil Restaurativa e Novas Formas de Solução de Conflitos
Frida kahlo e seus animalitos
Um Livro dos Dias
A Árvore Contente
Princesas e as Ervilhas, A
A Natureza da Mordida
Maria Vive, Viva Maria! - A Magnífica Devoção a Nossa Senhora Em Tempos de Secularidade
a Economia De Maria
Navegando pela Lingua Portuguesa
Bruxa de Portobello, A
Vira-lata - Coleção: Arca de Noe
Um Conto De Duas Cidades - (Estacao Liberdade)
Magra Para Sempre
Kit - Hopeless
A Missão do Agente da Pastoral da Comunicação
Pai, Você é Incrível Porque...
Propósito da Sua Vida, O
Tirania Do Merito, A
Minha Vida Não é Cor-de-rosa
Deu a Louca no Guarda Roupa
Amor Que Chega
30 Semanas de Experiência Com Deus
Caixa De Desejos
Di Cavalcanti: Modernista Popular
CHEIRINHO DE NENÉM
Jogada Mortal (Myron Bolitar – Livro 2)
Você, de Novo
Contos de Fadas: Perrault - Acompanha Marcador de Páginas
Robin Hood-col.- os Meus Classicos
Por Que Não Posso Ser Criança? 